Belém: Tem tudo que uma capital tem e mais um pouco
- Rogério Costa
- 11 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Belem é uma capital que tem mais atrativos do que se imagina. Uma de suas atrações turísticas das mais conhecidas é o mercado Ver-o-Peso, que chama a atenção por sua arquitetura européia bastante peculiar e a grande quantidade de barraquinhas onde se vende tudo, principalmente pescados de água doce.
O mercado Ver-o-Peso fica situado na cidade velha onde se pode visitar também diversos monumentos históricos como o Forte do Castelo, a Casa das 11 Janelas, a Igreja de Santo Alexandre e a Catedral Metropolitana de Belém (foto), entre outros.
Tem ainda o Theatro da Paz, também do séc XVIII, um teatro com uma bela arquitetura neoclássica européia, e que fica ao lado da Praça da República, bonita mas em uma região que requer cuidado. Outro passeio interessante é pegar um barco e passar por cerca de uma hora navegando entre os igarapés.
O bairro Docas é onde a noite é efervescente com vários bares, alguns com música ao vivo. É onde fica o Shopping Boulevard, bastante movimentado, e também uma série de quiosques de lanches para quem prefere o famoso “x-tudo”. Fora deste circuito, conheci a Casa De Noca, que tem uma roda de samba muito boa. Os grupos que tocam lá tem repertórios excelentes.

Outro lugar que se deve visitar em Belém é o Mangal das Garças (foto), um parque muito bonito cuja entrada é gratuita, exceto o Farol, o Borboletário e o Memorial Amazônico de Navegação. Um pouco depois do Mangal, fica o Portal da Amazônia, a nova orla que foi recentemente urbanizada, mas que ainda é pouco frequentada.
Belém também é ponto de partida para conhecer outros lugares, através da navegação hidroviária. Eu peguei o barco e fui passar dois dias na Ilha de Marajó e depois voltei para ir também a Alter do Chão, lugares sobre o qual escrevo nos textos a seguir.
Comments