Parintins: A Ilha encantada
- comunicar-te
- 19 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

Parintins fica a 370 Km de Manaus e uns 926 Km de Belém. Só se chega de barco, pelo rio Amazonas, ou de avião. Não tem uma infraestrutura que possa ser classificada como excelente.
Também não tem muitos atrativos turísticos. Tem o Rio Amazonas, uns lagos, um balneário que dizem ser cheio demais, a bela Catedral de Nossa Senhora do Carmo e o Bumbódromo. Mas, o festival do boi bumbá é motivo suficiente para levar milhares de turistas para a ilha na última semana do mês de junho de cada ano. A maior parte vem de Manaus, parte significativa vem de outros estados, e há também os estrangeiros que começam a conhecer esta linda festa em plena Amazônia.
No festival, os bois Garantido e Caprichoso “lutam” até sair um vencedor. A “luta” dos bois na verdade é um espetáculo de luz, som, danças folclóricas, toadas, gigantescos carros alegóricos, fantasias e alegorias que encantam, principalmente, quem assiste pela primeira vez.
O Garantido é o boi branco com um coração vermelho desenhado na testa que, curiosamente, determina a cor símbolo de sua torcida. O Caprichoso é o boi preto com uma estrela azul desenhada na testa que também determina a cor símbolo de sua torcida.
O festival acontece em um local apropriado, o Bumbódromo, construído especificamente para a realização do festival, e que durante o ano abriga também um centro cultural com atividades diversas como oficinas e exposições. Este ano, comemorou-se 50 anos de festival.
Resumo: Espetáculo lindo. Folclore puro. Contagiante. Cidade toda em Festa. Parece carnaval, mas não é.
Recomendação: Todos devem ir, pelo menos uma vez, assistir ao Festival de Parintins.
Comments