Samba da Siriguela comemora um ano no Jeitão da Baiana.
- comunicar-te
- 23 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Neste domingo (12), a partir das 18:30 horas, vamos comemorar um ano desde a estreia da roda de samba no bar e restaurante Jeitão da Baiana, em Nova Iguaçu, com distribuição gratuita de feijoada, um grande bolo de aniversário e batidinha de Siriguela para o público presente.
A roda de samba também vai homenagear, neste dia, o compositor e intérprete de escola de samba, Dedé da Portela, que morava em Nova Iguaçu. Dedé foi autor de sambas antológicos como Resto de Esperança (em parceria com Jorge Aragão), Senhora Rezadeira (em parceria com Dida) e Conto de Areia (samba enredo campeão da Portela, de 1983, em parceria com Norival Reis).
Mas, as boas notícias não param por aí. Neste sábado (11), a partir das 20 horas, o Samba da Siriguela estreia em uma nova casa, a Taberna do Barão, que também promete ser mais uma excelente opção para ser ouvir um bom samba nas noites de sábado.
Compositores da região participam da roda de samba
A principal característica do Samba da Siriguela é a qualidade de seu repertório com sambas de compositores que são considerados a mais “fina flor” como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Paulo Cesar Pinheiro, João Bosco, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, além de saudosos como Luiz Carlos da Vila, Candeia, Noel Rosa e João Nogueira, entre outros.

Além disso, a roda de samba provilegia os sambistas da região. Neste um ano no bar e restaurante Jeitão da Baiana, a roda de samba teve a honra de receber as visitas, espontâneas, de nomes como Sérgio Fonseca (compositor de A Partilha e Formiga Miuda, gravadas por Roberto Ribeiro e Zeca Pagodinho, respectivamente), Eros Fidelis (compositor de Falsa Consideração, estrondoso sucesso na voz de Jorge Aragão e muitos outros), Pinga (compositor de Tira a Roupa do Varal e Quem usa Antena é Televisão, sucessos nas vozes de Mestre Marçal e Bezerra da Silva, respectivamente), Jairo Bráulio (compositor de Firma o Batuque, gravado pelo Grupo Pirraça), Rafael Mike (do Dream Team o Passinho) e Thais Gulin, novo talento da MPB que vem fazendo shows por todo o país e gravou seu CD super elogiado por críticos dos grandes jornais como O Globo e Folha de São Paulo.
Segundo a proprietária do bar e restaurante Jeitão da Baiana, Márcia Baiana, o Samba da Siriguela se encaixou como uma luva em sua proposta. “No nosso bar priorizamos música de qualidade que, consequentemente, vai trazer um público qualificado. Preferimos 200 pessoas em uma noite tranquila com gente amiga e com um bom papo, do que 500 pessoas onde uma ou outra pode acabar até nos trazendo problemas”, afirma Márcia.
A roda de samba é formada pelos músicos Jhonson Almeida (Trombone e Voz), Edinho Avelino (Violão), Vanderson Marques e Diogo Keller (Cavaquinho e Voz) , Alexandre Sabiá (Surdo e Voz), Paulinho Sapuri (Pandeiro e Voz) e Rogério Costa (Voz e Tamborim), além das constantes participações especiais de vários músicos da cidades quem aparecem para a famosa “canja”.

Siriguela x Tamarineira
O Samba da Siriguela surgiu em 2013 em uma festa sem maiores pretensões organizada pelo jornalista e produtor cultural Rogério Costa, que reuniu músicos, jornalistas, poetas e artistas plásticos da Baixada Fluminense, entre outros, realizada em um quintal que possui um frondoso pé de siriguela. A relação com a tamarineira, do Cacique de Ramos, foi imediata e a roda foi batizada ali mesmo com o nome daquela fruta. O samba ficou tão bom que foi convidado para tocar em um casa recém-inaugurada na época, o Armazém do Samba. E logo depois veio o convite do bar e restaurante Jeitão da Baiana.
No Armazém do Samba (foto), o Samba da Siriguela fez shows junto com nomes como Monarco, Moacyr Luz, Noca da Portela e Wilson Moreira. Para o jornalista e produtor cultural Rogério Costa, o Samba da Siriguela surge como um diferencial na região. “ A Baixada Fluminense é um celeiro de sambistas de qualidade e não havia uma roda de samba que resgatasse sambas antigos e que priorizasse os compositores da região. Agora tem.”, declarou Costa.
O bar e restaurante Jeitão da Baiana fica na rua Barão de Tinguá, 679, centro, Nova Iguaçu (esquina com a rua Floresta Miranda e próximo ao bar Abracadabra). O couvert é de 8 reais.
O bar e restaurante Taberna do Barão fica na rua Herminda Cerbino, 42, Centro, Nova Iguaçu. Esta rua fica logo depois do Apart Hotel Mont Blanc, ao lado da Pizzaria Só na Massa e em frente à casa de festas Pirulito. O Couvert é de 5 reais.
Para mais informações acesse a nossa página no Facebook que é www.facebook.com/sambadasiriguela.
Comments